Você sabia que pode melhorar sua memória?

2 set

Você sabia que pode melhorar sua memória?

Na fase de preparação para concursos ou provas diversas, é comum pensarmos que a quantidade de horas de estudo, isoladamente, determinará nossa aprovação. Assim, nosso desafio é superar, a cada dia, o tempo dedicado ao estudo no dia anterior.

Hoje venho chamar sua atenção para uma variável ainda mais importante que a quantidade de horas estudadas: a qualidade do estudo. Isso porque o ideal é estudar em grande quantidade (sim, as horas de estudo são importantes) e com máximo aproveitamento.

Como obter essa qualidade? A resposta é simples. Veja os itens abaixo:

* Realize atividades físicas regularmente. Estudos mostram que a atividade física regular aumenta o aprendizado.

*Tenha uma dieta saudável. A alimentação deve ser leve e variada, rica em vitaminas. Busque aumentar o consumo de frutas e de água. Que tal deixar sempre uma garrafinha térmica com água perto de você?

*Em seu tempo livre, realize atividades como resolução de palavras cruzadas e jogo de xadrez. Para quem tem dificuldades com a Língua Portuguesa, sugiro, ainda, que se dedique à literatura. É lendo que se aprende a escrever e a interpretar textos.

*Cultive a atenção: procure guardar o que fez durante o dia, as características de um objeto, as palavras de um texto, a letra de uma música… Concentre-se no que estiver fazendo. Nos estudos, não deixe que seu pensamento “voe”, mantenha o foco! Desligue celulares, peça para não ser interrompido e mantenha o pensamento longe dos problemas diários. A colaboração da família é essencial para que isso seja possível. Quando estiver estudando, sinta-se imerso no texto e tenha prazer em aprendê-lo!

*Faça exercícios mnemômicos: associe fatos a imagens e guarde-os na memória.

*Busque estar relaxado e emocionalmente bem. Tensão e ansiedade prejudicam o aprendizado. Que tal cultivar amizade com pessoas positivas e fugir das negativas? Ler os depoimentos dos aprovados nos concursos, quando estiver desanimado? Fugir da conversa desanimadora dos corredores dos cursinhos?

*Finalmente, durma bem. Um bom repouso é essencial para a memória!

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: