Treine sua memória

8 nov

A memória, como qualquer parte de nosso corpo, responde melhor quando é bastante solicitada e exercitada. Para ter uma boa memória é necessário ter uma boa alimentação para fornecer ao cérebro os sais minerais para que tenha um bom funcionamento, algumas horas de sono para que o cérebro possa organizar e catalogar tudo o que aprendemos quando acordados e uma boa dose de “exercício diário”. Dando trabalho à sua memória você está garantindo que ela funcione melhor e por muito mais tempo.

Memória enferrujada prejudica em todas as áreas da vida e leva à caduquice precoce. Pessoas que não usam a memória convenientemente tem uma tendência a ter 4 vezes mais problemas de senilidade e doenças como o Mal de Alzheimer que as pessoas que a exercitam e a mantém sempre em forma.

Então, mesmo que seja apenas por uma questão de saúde, convém aprender a usar sua memória sempre que necessário. Escolher o que vai guardar na memória ou arquivar em outro lugar qualquer também requer algum bom-senso. Compromissos que acontecerão em poucos dias podem (e devem) ser anotados em uma agenda ou no calendário de seu celular, pois não há necessidade de lembrar para sempre deles.

Na memória, guarde informação útil e que será acessada várias vezes ou então aquelas que precisam ficar armazenadas para sempre. Treine a memória quando lê, concentre-se em certos trechos mais importantes e faça sua memória guardá-los. Feche o livro e repita mentalmente o que leu.

Ter uma boa memória é prático porque nem sempre você tem um lápis ou papel à mão e pode querer guardar um número de telefone ou um site interessante que seu amigo recomendou. Nessas ocasiões é bom fazer uma associação de idéias para evitar que a informação se perca antes que você tenha a chance de anotá-la.

Cordões amarrados nos dedos e frases escritas em pedaços de papel para mim não resolvem, porque a partir do momento em que você amarra algo na mão ou escreve uma frase num pedaço de papel seu cérebro interpreta isso como se você tivesse passado para o cordão amarrado na mão ou ao pedaço de papel a responsabilidade de lembrar do que precisa e apagará tudo da memória. Depois você vai ver o cordão ou ler a frase que escreveu, mas será incapaz de lembrar porque amarrou o cordão ou escreveu aquela frase.

Se tem que tomar um remédio às 7 da noite, por exemplo, faça uma frase-lembrete mental para você mesmo. Se liga a TV logo ao chegar em casa, diga a seu cérebro (e concentre-se nisso) que a TV é o remédio de todos os males, por exemplo. E lembre do seu remédio. Mentalize-o à medida que ordena a seu cérebro que guarde a frase. Ao chegar em casa e ligar a TV, se sua memória está bem treinada, a frase vem à sua cabeça e a imagem do remédio também.

Durante o dia há várias oportunidades para fazer sua memória funcionar e assim tornar sua vida mais fácil e sua memória apta para guardar muito mais informação e acessá-la com presteza quando você precisar dela.

2 Respostas to “Treine sua memória”

  1. WOALIA 08/03/2012 às 10:36 PM #

    AMEI,TUDO QUE É PARA FACILITAR A VIDA DE NÓS ESTUDANTES É VÁLIDO.TENHO TENTADO TREINAR CADA VEZ MAIS, PORÉM MEU CÉREBRO ANDA MAL ACOSTUMADO AS ANOTAÇÕES.

  2. Jaciara Barreto de Souza alves 08/08/2013 às 1:24 PM #

    Meu Deus!Parece que as coisas não andam tão bem comigo, mas procuro me concentrar da melhor maneira possível.O pior ainda, é quando não entendo bem tal assunto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: