Dúvidas, gente?

19 nov

É comum ao terminar uma explicação ouvir-se essa frase do professor e tão comum quanto ela é aquela entreolhada que se dão os alunos, analisando a situação para descobrir se mais alguém ou só ele mesmo não entendeu nada.

Quando o professor pergunta se alguém tem uma dúvida, o melhor a fazer é expor a sua. Não deixe suas dúvidas para amanhã porque amanhã será outro dia e o professor terá outras informações para passar à sua classe.

O olhar que o aluno lança ao seu redor antes de arriscar uma pergunta é natural, porque ninguém quer passar por “burro” ou pagar mico perguntando o que é óbvio para todo mundo. Mas o “todo mundo” nesse caso não importa muito, porque apesar de a explicação ser dirigida a um grupo, é necessário saber se todos os elementos a entenderam perfeitamente para seguir adiante.

Se você tem uma dúvida e se cala, está sinalizando para seu professor que está tudo bem, e ele partirá adiante e sua dúvida com certeza em breve não estará mais só, haverá muitas outras juntando-se a ela.

Quando não entender, pergunte. Não importa se os outros vão dar risada por considerar sua pergunta idiota. E pode ser também que os outros tenham entendido menos ainda que você e por isso não sabem nem por onde começar a perguntar.

A informação gera dúvidas, a ignorância total não. Eu, por exemplo, não tenho uma dúvida sequer sobre física quântica, uma vez que me confesso uma ignorante total no assunto. Tampouco tenho quaisquer dúvidas sobre grego pois de grego não entendo nada de nada. Ter dúvidas significa que você está no caminho certo, mas só esclarecendo-as você conseguirá chegar lá.

Por isso quando tiver dúvidas não permita que seu professor pense que não as tem. É importante para ele também saber se todos entenderam ou não porque essa informação o orientará sobre como e em que velocidade conduzir as próximas explicações. Dê ao seu professor a exata noção da realidade que você está vivendo para que ele possa ajudá-lo e à sua classe também.

Não se cale da próxima vez que ouvir: “dúvidas, gente” e você tiver alguma. Não se envergonhe de perguntar porque perguntar é uma excelente fonte para se obter informação e a informação é o bem mais valioso nos tempos que vivemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: