Como aproveitar as férias para aprender

30 dez

Durante as férias é comum que os alunos abandonem seus livros e apenas se dediquem a atividades que nada têm a ver com a vida escolar, e é natural que o façam, afinal as férias existem para descansar. Mas um período assim tão extenso de afastamento da vida escolar pode causar problemas no início do ano letivo.

Muitas escolas costumam fazer revisóes no início das aulas, para assim “refrescar a memória” dos que agora retornam, com a matéria aprendida no ano anterior aparentemente “deletada”. Essa prática ajuda muito os alunos a recuperarem em parte o que perderam, mas existem algumas formas de abreviar esse período e de interiorizar o que foi aprendido.

Durante as férias, ao invés de esquecer tudo o que aprendeu – e com esforço, diga-se de passagem – por quê não tentar criar “links” pra que esse aprendizado se solidifique e sirva de base para o que virá a seguir?

Não se trata de fazer cursos durante as férias, tipo “refresh”, mas sim de ter sempre em mente o que aprendeu. Por exemplo, se você aprendeu sobre Egito Antigo no ano passado, que tal agora que está de férias alugar um filme onde a ação se passe no Egito antigo? Assim você poderá comparar as cenas do filme com o que viu na escola e garanto que tudo ficará mais claro em sua mente e que terá muito mais facilidade para entender o enredo do filme.

Peço aos meus alunos que façam algo que “detestam”: ouçam muita música, em inglês ou espanho, dependendo do curso que estão fazendo, mas ESCUTEM, tentem identificar as palavras e expressões que aprenderam, se estiver difícil procure a letra na internet. Isso realmente funciona e com certeza sua banda ou cantor favorito tem muitas letras com centenas de palavras já bem conhecidas, algumas até que estavam esquecidas, lá no fundo do baú da memória.

Quando forem ver um filme, tentem não ler as legendas, ouçam o que os atores estão dizendo. Logo você notará que está entendendo cada vez mais, e em breve estará apto a entender tudinho e poderá aproveitar muito melhor o filme.

E uma semana antes de voltar às aulas, que tal uma preparação? Pegue seus livros, dê pelo menos uma lida, fixando a atenção àquilo que já não lembra mais. E se houver alguma coisa que pareça desconhecida, consulte o dicionário.

Bom final de férias, espero que voltem à todo vapor!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: