Globo x Google: disputa interessante

12 mar

Buscando combater sitespiratas que retransmitem sua programação na internet, a Globo *optou pela alternativa de processar o Google em vez dos próprios responsáveis pela pirataria.

A ideia – interessante e passível de boas discussões sobre responsabilidade civil – deve ter sido a seguinte: as pessoas não conhecem os endereços desses sites, entram em páginas de pesquisa e digitam “tv online grátis”; como o Google é praticamente monopolista no mercado de busca, se tirarmos os resultados que nos desagradam do Google, acabamos com a audiência deles.

Embora o processo judicial ainda esteja no início, a estratégia mostrou-se acertada neste começo. A juíza da causa deferiu liminar para que o Google retire os links para tais sites, sob pena de uma exagerada multa diária de R$ 5 mil. Pelo menos não determinou a retirada do Google do ar, como ocorrido uma vez por ocasião do famoso vídeo de Daniella Cicarelli na praia.

O advogado da emissora de TV afirmou ao Valor Econômico de 24/2 ter notificado extrajudicialmente o gigante das buscas para tomar providências, sem retorno. Só depois teria ingressado em juízo.

Na questão de fundo está a defesa dos direitos autorais da Globo. Os meios para atingir tal defesa passam pela responsabilidade ou não do Google por um conteúdo publicado exclusivamente por terceiros, cujo acesso é facilitado por sua busca.

No informativo Migalhas, é possível ler a liminar concedida e apetição inicial da emissora.
_____
* Além da programação da Globo, a ação engloba todos os canais por assinatura da Globosat.

Anúncios

Uma resposta to “Globo x Google: disputa interessante”

  1. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar 14/03/2012 às 8:24 AM #

    Tomando por exemplo um fato jornalístico, não se pode esquecer que o fato pelo fato mesmo não necessariamente precisa admitir monopólio sobre a sua notícia. Outra sorte devem ter os comentários feitos pelos empregados da emissora de TV, que, não esqueçamos, obteve outorga de um bem público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: