Como Estabelecer Metas e Priorizar Objetivos

4 jul

Quem tem seus objetivos claros e bem definidos sabe exatamente onde quer chegar e cada passo que está dando na direção certa

 
Você está indo atrás de muitos objetivos diferentes neste momento? Você tem uma longa lista de projetos nos quais raramente você faz qualquer progresso? Não existe nenhum número “perfeito” de metas a se perseguir. Porém, geralmente, quanto menos objetivos você estabelece a cada vez, maiores suas chances de sucesso com cada um.
 
Duas abordagens para estabelecimento de metas
 
Imagine duas pessoas, Alice e Pedro. Eles são um casal, têm dois filhos, e ambos têm seus empregos. Alice tem uma grande meta: correr uma maratona no prazo de um ano.Toda noite, ela sai para uma corrida de curta distância; aos sábados, ela treina na parte da manhã, enquanto seu marido Pedro cuida dos filhos (eles trocam na parte da tarde). Depois de um ano, ela corre maratonas e consegue fazer um tempo muito respeitável. Ela também levanta fundos para a caridade com patrocínio.
 
Pedro tem cinco grandes metas: Ele quer 1) escrever um romance, 2) perder peso 3), decorar o quarto de hóspedes 4) falar bem em público e 5) mudar de carreira. Depois de trabalhar nessas metas por um ano, ele escreveu dois capítulos de seu romance, ganhou cinco quilos, descascou o papel de parede no quarto, participou numa reunião do grupo para praticar e desenvolver as habilidades de comunicação, e passou muito tempo sonhando com sua nova carreira em potencial.
 
Alice termina o ano feliz e realizada; Pedro termina frustrado consigo mesmo. Todo mês de janeiro, ele resolve trabalhar mais e ser mais focado – e dura alguns dias. Mas o entusiasmo dele parece nunca acompanhar qualquer um de seus objetivos.
 
Sua vez: Anote todas as metas que você tem em sua mente agora. Podem ser coisas que você recentemente fez progresso ativo na direção de realizar ou coisas que você vive falando em fazer, mas que nunca chega nem perto de começar.
 
Selecionando seus objetivos
 
Se sua vida parece mais com a de Pedro do que com a de Alice, você precisa reduzir a sua lista de objetivos. Isso não significa que você precisa escolher apenas um único objetivo. Mas, você precisa ter certeza de que seus objetivos são compatíveis.
 
O problema de Pedro é que ele tem cinco grandes metas que levam tempo e despendem energia. Se ele está escrevendo seu livro, ele não vai decorar o quarto de hóspedes; se ele está em uma reunião do grupo de fala em público, ele não está se exercitando para perder peso.
 
Qual é o seu objetivo mais importante? Se você só pudesse alcançar um este ano, qual seria?
 
Para Pedro, esse objetivo é a mudança de carreira. Seu dia de trabalho é chato, e não muito bem pago. Ele sabe que tem as habilidades para fazer algo melhor, mas ele não se sente muito confiante.
 
Uma vez que você sabe qual é seu objetivo mais importante, você pode ver se algum dos seus outros objetivos estão apoiando ele. As metas de Pedro para “perder peso” e ” falar bem em público” irão tanto ajudá-lo a ganhar confiança quanto ajudá-lo a causar uma boa impressão em entrevistas para emprego.
 
Perder peso não ocupa muito do tempo extra: significa principalmente fazer escolhas alimentares diferentes. E enquanto se prepara para palestras e participação em reuniões dos grupos de fala em público, não perde tempo, ele pode estabelecer contatos profissionais úteis nestas reuniões. Pedro decide que seu romance pode esperar até que ele faça a mudança na carreira. Assim, pode decorar o quarto de hóspedes com tranquilidade.
 
Sua vez: Olhe para a sua lista de objetivos. Qual é o mais importante para você? Algum de seus outros objetivos apoiam este?
 
Cumprindo suas metas
 
Os objetivos que você cortou da sua lista, você não irá abandonar para sempre: são apenas aqueles que você não está trabalhando no momento. Você pode iniciá-los novamente em breve, uma vez que você tenha concluído o seu objetivo atual.
 
Adquira o hábito de concluir um objetivo antes de iniciar o seguinte: você vai progredir muito mais rápido dessa forma. Além disso, você pode tornar-se mais motivado para trabalhar arduamente no seu objetivo atual, para que possa investir em algo novo.
 
Você pode querer manter um registro dos progressos realizados a cada mês, e os objetivos alcançados a cada ano. Ajuste os prazos para se adequar ao seu próprio rítmo: alguns objetivos obviamente, demoram mais que outros. Esta é uma ótima maneira de manter-se motivado, e para conferir até onde você chegou.
 
Sua vez: Este mês, sente-se todos os sábados e escreva o que você fez para seu objetivo durante a semana anterior.
 
Se você gostaria de compartilhar seus objetivos atuais com a gente, ou se você tem alguma dica sobre o estabelecimento de metas e realização objetivos, basta colocar em um comentário abaixo!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: