Comissão do Senado aprova vacinação gratuita contra HPV

8 set

São Paulo – O Projeto de Lei 238/2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), prevendo que meninas de nove a 13 anos poderão ser imunizadas contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado hoje (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto passará por votação em turno suplementar porque foi votado como substitutivo.

O texto inicial do projeto previa imunização para as mulheres de 9 a 40 anos, mas o substitutivo da relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), redefiniu para nove a 13 anos o grupo prioritário para vacinação. Marta argumentou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida em meninas nessa faixa etária é mais eficaz e representa maior economia para a saúde pública.

No primeiro ano serão necessários R$ 600 milhões para a vacinação, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde. Depois, o valor cai para R$ 150 milhões ao ano, pois serão vacinadas somente as meninas que entrarem nesse grupo. Regiões com menor cobertura de exames de prevenção contra o câncer de colo do útero serão priorizadas.

Cerca de 90% dos casos de câncer do colo do útero são causados pelo HPV. Segundo a OMS, existem mais de 30 tipos do vírus, sendo que 13 causam câncer. “Esse tipo de vírus é muito comum e em algum momento de suas vidas as mulheres entram em contato com esses agentes”, ressaltou a senadora.

A senadora Marta lembrou que no Brasil 11 milhões de mulheres são infectadas com HPV e menos de 10% desenvolvem câncer de colo de útero. No entanto, das que adquirem a doença, 26% são vitimadas. A cada ano, são quase 18 mil novos casos de câncer, levando à morte de 4.800 mulheres. “Depois do câncer de mama, o de colo de útero é o segundo tumor maligno de maior incidência entre as brasileiras”, observou Marta Suplicy.

Com informações da Agência Senado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: