Dicas Para Otimizar Seus Estudos

10 jul

Quando você se sentar para estudar, como transferir essa enorme quantidade de informações a partir dos livros e notas na sua frente para um local confiável dentro da sua cabeça? A melhor maneira de facilitar esse tipo de “transferência de arquivos” é desenvolver bons hábitos de estudo. No início, vai ser necessária uma boa dose de esforço consciente para mudar seu jeito de estudar, mas depois de um tempo, vai se tornar uma segunda natureza, e estudar vai ser mais fácil.

1.Gerenciar seu tempo – Faça uma programação semanal e dedique certa quantidade de tempo por dia para estudar. Esse tempo irá variar dependendo das suas necessidades e também varia por área de estudo.

2.Estudo em frações de 20-50 minutos- Leva tempo para o seu cérebro formar novas memórias de longo prazo, e você não pode simplesmente continuar estudando a todo vapor. Faça pausas de 5-10 minutos (não mais!) e faça alguma atividade física para fazer o seu sangue fluir e torná-lo mais alerta. Fazer alguns polichinelos, dar uma volta em torno de sua casa, brincar com o cão, o que for preciso. Fazer apenas o suficiente para sentir-se bombeado, mas não desgastado.

3.Dar tempo em sua agenda para conseguir dormir o suficiente – Pense nisso deste modo: Se você dormir apenas 4-5 horas, você provavelmente vai precisar duplicar seu tempo de estudo, a fim de ser tão eficaz como se você tivesse 7-9 horas de sono. Estudar mais e dormir menos? Isso não soa como um negócio muito bom. Tenha uma boa noite de sono todas as noites, e você estará fazendo o melhor de seu tempo de estudo. Se apesar de seus esforços você acabar com um pouco de sono, tire um cochilo curto (20 minutos). Em seguida, faça alguma atividade física (como você faria durante uma pausa) antes de estudar.

4.Encontrar um bom local para estudo – Você deve se sentir confortável, mas não tão confortável que corra o risco de cair no sono – uma cama não é um local de estudo muito bom quando você está cansado! O lugar onde você estuda deve ser relativamente silencioso.

5.A música em pauta – Algumas pessoas preferem o silêncio, outros preferem a música de fundo. Se você pertence a este último grupo, opte pela música instrumental (música que não tem palavras como trilha sonora, clássica, trance, ou algum celtic) e com a qual você já esteja familiarizado. Caso contrário, seu cérebro terá uma atividade “multitarefa” e não será capaz de reter a informação a ser aprendida também. Ter a televisão ligada enquanto estuda geralmente é uma má ideia.

6.Lanche inteligente enquanto estuda – Tenha seu lanche preparado quando você começar uma sessão de estudo. Não espere até sentir fome para ir procurar por comida. Evitar qualquer petisco ou bebidas que lhe darão um aumento de energia, porque com cada aumento vem uma queda em que todas as informações que você estudou estão sendo perdidas para um intenso desejo de dormir. Contente-se com carboidratos de “lenta liberação”, que não só lhe darão um fluxo constante de energia, mas também aumentarão a serotonina, uma substância química do cérebro que faz você se sentir bem.

Adapte estas dicas a sua realidade e aproveite bem seus estudos.

Anúncios

Uma resposta to “Dicas Para Otimizar Seus Estudos”

  1. MALINTKIM 12/07/2013 às 5:23 PM #

    GOOOOOOOOOOOOOD!!!OBRIGADA! AGAPE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: