Concurso Público: 7 dicas para construir sua autodisciplina

23 jul

7 Dicas Para Construir Autodisciplina

Seu Alvo é Ser Funcionário Público

Autodisciplina é uma das ferramentas de desenvolvimento pessoal disponível para você que vai fazer concurso público. Além disso, é uma companheira poderosa para quem deseja obter sucesso no concurso.

Seguem 7 estratégias que irão ajudar você a se preparar para passar em concurso público

1. Desafie-se constantemente

Autodisciplina é como músculo: quanto mais você treina, mais forte você o torna. Assim como é preciso músculo para construir músculo, é preciso autodisciplina para construir autodisciplina. Se você continuar trabalhando com os mesmos pesos, não vai ficar mais forte. Da mesma forma, se você deixar de desafiar a si mesmo, você não vai ganhar autodisciplina.

2. Identifique seu grau de autodisciplina

Como temos força muscular diferente, possuímos diferentes níveis de autodisciplina. Todo mundo tem. Se você pode segurar a respiração alguns segundos, você tem algumaautodisciplina. Faça uma lista do que você já é capaz de manter disciplina e de onde precisa “investir” mais para seu concurso público, por exemplo: no horário ou no plano de estudo.

3. Não faça comparações

Você vai se considerar muito disciplinado, e relaxar no seu preparo para o concurso, ou pouco disciplinado ao ponto de desistir de concorrer ao concurso público. Nem todo mundo temautodisciplina desenvolvida no mesmo grau. Cada um tem o seu.

4. Para que a pressa?

Não adianta tentar transformar toda a sua preparação do concurso durante a noite, e esperar segui-las à risca na manhã seguinte. Autodisciplina se aprende. Seria como se inscrever em umconcurso hoje, fazer a prova amanhã e querer passar neste concurso.

5. Trace objetivos de curto e longo prazo

Se você está estudando 2h diárias para o concurso público e gostaria de estudar 48h semanais, comece acrescentando 30 min. Ficou cansado com mais meia hora? Não desista! Treine suaautodisciplina: continue com esta programação para o concurso até ficar fácil. Depois passe a estudar mais 30 min até atingir seu objetivo.

6. Use e abuse da força de vontade

Veja as pequenas dificuldades como testes para sua autodisciplina. Não gosta de levantar cedo, mas precisa de mais tempo para estudar para o concurso público? Ponha o despertador para 1h antes do que de costume. Assim que ele tocar, levante-se imediatamente e comece sua rotina. Não fique na cama “só mais um pouquinho”.

7. Diga não às tentações que o afastam dos seus objetivos

Se você sabe que algo vai distrai-lo na hora de cumprir o que estabeleceu para o seu dia de estudo para concurso público, procure evita-lo. Ponha sua autodisciplina para funcionar, remarque encontros, visitas, idas ao shopping, desligue a TV, o computador, etc., de modo que você possa cumprir o planejamento para o concurso integralmente todos os dias.

Adapte estas dicas à sua realidade, acrescente, modifique e eduque sua autodisciplina para passar em concurso público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: