ONU E OEA – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

7 fev

ONU – Organização das Nações Unidas

Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.

Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.

A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros.

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

– Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
– Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
– Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
– Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

Curiosidades:

– As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.
– Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.
– A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
– Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.

Há dois níveis básicos de decisões dentro da ONU: a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança. A primeira conta com a participação de todos os membros, uma decisão é tomada com o aval da maioria, em pelo menos dois terços. O segundo é constituído por quinze membros, desses, cinco possuem atuação interrupta e dez com participação rotativa. Os membros permanentes detêm o poder de veto, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.

Com a fundação da ONU, foram criados, conjuntamente, organismos internacionais especializados, dentre os principais estão: FMI (Fundo Monetário Internacional), BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento), GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), OIT (Organização Internacional do Trabalho), FAO (Organização de Alimentação e Agricultura) e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

No dia 10 de dezembro de 1948, uma Assembleia das Nações Unidas realizou a Declaração Universal de Direitos Humanos. Em 2009, o tema escolhido para comemorar o dia Internacional dos Direitos Humanos é “Acolha a diversidade, acabe com a discriminação”.

A ONU promoveu, no ano 2000, a Cúpula do Milênio, obtendo a participação dos líderes de praticamente todos os países do mundo, nesse evento foi instituída uma declaração, onde estão estipulados alvos com previsão de serem cumpridos até 2020. Entre as metas está a de promover melhorias na qualidade de vida de pelo menos 1,2 bilhão de pessoas que sobrevivem com uma renda inferior a um dólar por dia.

 

 

 

 

 

OEA – Organização dos Estados Americanos

Fundada em 30 de abril de 1948, na cidade de Washington (capital dos Estados Unidos), a OEA (Organização dos Estados Americanos) é uma organização internacional formada por 35 países do continente americano.

Fundada dois anos após a ONU (Organização das Nações Unidas), a OEA teve no início 21 países membros que assinaram a Carta da Organização dos Estados Americanos. Nesta carta, os representantes dos países membros (inclusive o Brasil), reunidos na cidade de Bogotá (Colômbia), comprometeram-se em buscar soluções pacíficas para as questões sociais, econômicas e culturais do continente.

A sede da OEA fica na cidade de Washington DC (Estados Unidos) e conta com a seguinte estrutura administrativa:

– Assembleia Geral
– Reunião para a Consulta dos Ministros de Relações Exteriores
– Conselho Permanente
– Comitê Jurídico
– Conselho para o Desenvolvimento Integral
– Comissão de Direitos Humanos
– Secretária-geral

Em 1962, Cuba foi expulsa da OEA, em razão da forte pressão estadunidense após a instalação do sistema comunista naquele país. Porém, Cuba está em processo de reintegração à OEA. No caso de Honduras, foi aplicado o Artigo 21 da Carta Democrática Interamericana, suspendendo o direito de participação ativa do país em virtude do golpe de Estado que tirou José Manuel Zelaya da presidência hondurenha, em 2009.

Objetivos principais da OEA:

– Fortalecimento do regime democrático nos países do continente americano;
– Combate ao terrorismo;
– Busca de soluções pacíficas para conflitos econômicos, sociais e culturais entre os países membros;
– Integração econômica entre os países membros;
– Tratamento de questões envolvendo o meio ambiente;
– Combate ao tráfico de drogas e armas;
– Combate a lavagem de dinheiro e corrupção.

Países Membros:

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela, Barbados, Trinidad e Tobago, Jamaica , Granada, Suriname, Dominica, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Bahamas, São Cristóvão e Nevis , Canadá, Belize, Guiana.

A principal diferença entre os a OEA e a ONU é o número de países membros e a região que englobam.
A OEA (Organização dos Estados Americanos) compreendem os 35 Estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério.
Enquanto a Organização das Nações Unidas é uma instituição MUNDIAL formada por 192 Estados soberanos.
Porém apesar das diferenças entre as duas organizações, ambas tem por objetivo manter a paz e a segurança, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: