O que faz um Técnico Judiciário?

11 out

tecnico-judiciario

O Técnico Judiciário é um profissional que atua nos Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal. Como consta na Lei nº 11.416, o técnico judiciário é responsável por executar tarefas de suporte técnico e administrativo.

 

Além da área administrativa, existem outras especialidades como Tecnologia da Informação, Enfermagem, Transportes e Segurança.

 

Cabe ao Técnico Judiciário dar andamento aos processos. Ou seja, quando uma reclamatória trabalhista é ajuizada, vários atos processuais devem ocorrer até a sentença final, que são: autuação, citação, audiência, notificações, expedição de mandatos, expedição de ofícios e expedição de certidões.

 

Além disso, existem outras atividades exercidas pelo Técnico Judiciário que são relacionadas com serviços de cartório, envolvendo registros através de digitação, redação de documentos, atendimento ao público, guarda e partilha de bens, distribuição de processos, atendimento ao público e cálculo de custas judiciais.

 

Para atuar como técnico judiciário, é necessário ter escolaridade de nível médio, ou curso técnico equivalente, correlacionado com a especialidade, se for o caso, só é possível tomar posse do cargo a partir da aprovação no concurso público realizado e para isso é imprescindível uma boa preparação!

 

 

Com informações do portal do Poder Judiciário de Santa Catarina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: